As cervejas artesanais tornaram-se as preferidas de muita gente de uns anos para cá. Por terem uma variedade de sabores e oferecerem uma experiência nova, a cerveja com a produção artesanal tem sido cada vez mais procurada para quem deseja fugir um pouco das chamadas “cervejas industrializadas”.
Você deve ter percebido que, apesar de terem se popularizado, o preço das cervejas artesanais continuam um pouco acima do valor das “cervejas convencionais”. Por conta disso, sempre surge aquela dúvida: Onde tomar uma boa cerveja artesanal com um preço bacana?
O que é uma cerveja artesanal?
Antes de ir até um bom boteco ou brewpub (bar próprio) é importante saber um pouco mais sobre esse tipo de cerveja para acertar no seu pedido.
Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), a classificação de uma cerveja artesanal leva em conta o volume produzido pela empresa. São consideradas artesanais as cervejas com produção de até 5 milhões de litros por ano, o equivalente a cerca de 415 mil litros por mês.
Os produtos utilizados na hora da produção da cerveja são uma diferença clara entre as cervejas. As artesanais costumam utilizar ingredientes selecionados e de melhor qualidade, deixando as cervejas com o gosto mais marcado e o aroma mais intenso. Ou seja, as cervejas artesanais são produzidas em menor escala, porém com mais qualidade.
Para mim, uma das diferenças que reparo entre uma cerveja industrializada e uma cerveja artesanal é a história. As cervejas produzidas em grande escala não tem uma história, você não conhece quem produz ou tem a chance de ver de perto a produção, isso afeta a experiência na hora de tomar uma gelada.
Quais os tipos de cerveja artesanal?
Chegou na hora de pedir e se perdeu quando se deparou com todos aqueles nomes complicados e diferentes? Fica tranquilo, todos passamos por isso. A melhor coisa que você pode fazer é sempre perguntar sobre cada cerveja e pedir uma prova.
Para ajudar, vou falar um pouco sobre os principais tipos de cerveja artesanal que você vai encontrar por aí:
-
Pilsen: As cervejas pilsen são conhecidas por sua cor dourada brilhante e o lúpulo acentuado no aroma e no sabor.
-
Altbier: São consideradas uma das cervejas mais antigas do mundo. Este estilo apresenta uma coloração cobre com um aroma com notas de malte granulado e lúpulo condimentado.
-
IPA: A India Pale Ale possui um amargor proporcionado pelo lúpulo. Se você está procurando por uma cerveja com alto teor alcoólico, as do tipo IPA são uma boa pedida.
-
Porter: Estas cervejas são produzidas com malte torrado e possuem uma coloração mais escura. Suas principais características são os sabores de café e malte, além dos aromas que remetem a chocolate, caramelo, castanhas e café. São mais frutadas que as do tipo Stout.
-
Stout: Possuem aromas e sabores de café e cacau, são escuras e a sua espuma é cremosa. São produzidas com malte torrado ou cevada tostada. Costumam ser mais secas e amargas.
-
Weizenbier/weiss: Essas são as famosas cerejas de trigo, ou seja, são produzidas com, pelo menos, 50% de malte de trigo.
-
Saison: As suas principais características são a refrescância e o gosto frutado. Além disso, elas são altamente carbonatadas.
Onde encontrar boas cervejas artesanais em Brasília?
Existem vários lugares onde você pode encontrar boas opções de cervejas artesanais em Brasília. Algumas cervejarias possuem o próprio boteco, além de revenderem para outros lugares.
Os lugares que eu indico de olhos fechados são:
-
Cruls Boteco da @crulscervejaria: O bar conta com 4 torneiras com chopes da própria cervejaria, além de contar uma geladeira com diversas opções da marca. O Cruls Boteco fica na quadra 413 norte.
-
Porks Brasília: Provavelmente você já viu um dos bares do Porks espalhado por aí. O bar oferece uma série de opções de cervejas e petiscos.
-
Hop Capital Beer (@hopcapitalbeer): A cervejaria conta com um Brew Pub no SIA. Lá é possível encontrar dirnks e comidas, além, é claro, das cervejas da casa.