Quem nunca ficou na dúvida sobre o que servir para os amigos e familiares durante uma reunião em casa? Sempre queremos agradar a todos, mas não sabemos como. O que servir que seja de fácil degustação, não suje muita a louça e todos gostem? A resposta é simples: uma belíssima tábua de frios.
O que é uma tábua de frios?
Como o próprio nome já diz, uma tábua de queijos ou tábua de frios é um aperitivo super versátil que pode ser servido nas mais diversas ocasiões. Sendo fácil de preparar, a tábua de frios é perfeita para:
-
Piqueniques;
-
Festas de aniversário;
-
Noite de jogos;
-
Reuniões familiares, ainda pode harmonizar os queijos com um bom vinho para aguentar aquele tio chato.
A tábua de frios é servida de modo simples, ela pode estar disposta em uma mesa ou alguém pode circular com ela pelo ambiente. Os convidados se servem com o auxílio de um palito ou um guardanapo, facilitando a limpeza pós-festa, já que não há um acúmulo de louça.
Como montar sua tábua de frios?
Antes de montar a sua tábua de queijos, você precisa definir para qual ocasião você irá organizar e o número de convidados, depois irá pensar se deseja uma tábua simples ou mais complexa. Comprar os queijos necessários não é uma tarefa tão fácil quanto parece, mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar.
O primeiro passo é ir até uma boa queijaria ou loja de queijos, lá você irá encontrar uma variedade interessante de queijos que vão poder tornar a sua tábua de queijos bem mais interessante. Lá, você vai encontrar alguém como eu, uma queijista, que irá te ajudar a montar a sua seleção.
Ao chegar, pergunte por queijos mais utilizados nas tábuas de queijos ou frios, uns exemplos são o Prato; Mussarela; Brie; Camembert; Parmesão; Gorgonzola; Gouda; Gruyére; Roquefort. Você também pode ir nos queijos conforme as características deles, alguns queijos que recomendamos são:
-
Massa cremosa: brie, camembert, chèvre. Qualquer um que possa ser espalhado vai nesta categoria.
-
Amanteigado: Fontina, Gouda, Emmental.
-
Semi-Duro: Manchego, Gruyère ou Comté.
-
Duro ou quebradiço: Um queijo de longa maturação mais seco como o Parmigiano-Reggiano de boa qualidade. Uma dica de queijista: junte o Parmesão com aceto balsâmico, fica uma delícia.
O que não pode faltar em uma tábua de queijos?
Uma boa tábua não é composta apenas por diferentes tipos de queijos. A mistura de aperitivos que se harmonizam é o segredo de uma tábua de queijos memorável. Bons componentes para a sua tábua de frios são:
-
Queijos! Três tipos de queijos já é o bastante para uma bela tábua;
-
Charcutaria, um bom salaminho ou presunto curado é sempre uma boa pedida;*
-
Algo salgado, algumas azeitonas e picles podem dar um toque especial e dar um “up” na sua tábua;
-
Pães e biscoitos sempre vão bem, seus convidados vão ter mais opções de combinações com eles;*
-
Nozes ou amendoim também são encontradas em boas tábuas e são fáceis de comer, o que os torna bem atrativos;
-
Frutas! Elas desidratadas ou frescas vão trazer uma cor especial para a composição.
-
Pastas ou geleias vão dar aquele toque final que a sua tábua de queijos precisa para ser inesquecível.
*caso não coma carne ou glúten, não se preocupe, pode compensar com os outros elementos.
Qual a superfície correta para uma tábua de queijos?
Agora que já temos todos os ingredientes, é preciso pensar na apresentação. As opções são variadas, você pode escolher colocar tudo em uma tábua de madeira mesmo, uma bandeja de servir ou uma tábua de corte. O importante é evitar utilizar superfícies de plástico.
Ao estilizar a sua tábua de frios, não se preocupe em colocar tudo em uma tábua só, sinta-se livre para separar em pequenas superfícies. Utilize o Instagram, pinterest ou outros lugares para ter inspirações e tornar os seus aperitivos ainda mais atrativos.
Montando a tábua de queijos
Após comprar os queijos, ter os acompanhamentos, charcutaria e guarnições e escolher a superfície adequada, é chegada a hora da montagem da sua tábua.
1 — Separe os acompanhamentos selecionados nos potes onde serão servidos e a quantidade de carne que irá utilizar.
2 — Corte os queijos de uma forma que consiga aproveitar todas as camadas de sabor que ele oferece. (Pegue essa dica com a queijista)
3 — Comece a montagem pelos queijos, eles serão a referência para os outros itens da tábua.
4 — Posicione os acompanhamentos e espalhe a charcutaria tomando cuidado para não ficar tão perto de queijos suaves. (A carne vai roubar o sabor do queijo).
5 — Preencha com as frutas e castanhas os espaços em branco para ter a sensação de tábua bem farta.
6 — Finalize com flores comestíveis e ervas como tomilho e alecrim.
Como servir a tábua de queijos?
Você deve servir em temperatura ambiente, não há a necessidade de uma refrigeração extra ou aquecimento. Isso que faz a tábua de queijos ou frios ser tão versátil e tão querida em todas as reuniões e eventos.
Se você se preparou demais e sobrou algum queijo, está tudo bem. Você pode embalar num filme plástico ou papel manteiga e guardar na geladeira por até uma semana, para você ainda aproveitar as características dos queijos que comprou.
Dica da queijista
Antes de ir selecionar seus queijos, busque referências e tenha uma ideia do que gostaria de servir e ter na sua tábua de queijos. Lembre-se que a queijista vai saber te auxiliar melhor se você já for com uma ideia pronta.