Pode parecer estranho, mas você sabia que há uma diferença entre o Queijeiro e o Queijista? Por mais que os dois profissionais trabalhem com o queijo, eles estão pontos diferentes da linha de venda. Enquanto o queijeiro é ou está mais perto do produtor do queijo, o queijista está mais perto do consumidor final.
Assim como é necessário tempo para a maturação de um queijo, o neologismo “queijista” continua sendo maturado e logo deve ser de conhecimento geral se tornar comum entre os consumidores e produtores de queijo do país.

O que é um queijeiro?

Vamos começar pelo princípio. O queijeiro, ou Cheesemaker (em inglês), é o termo utilizado para designar quem produz queijos. Além disso, o termo também é utilizado pelas pessoas chamadas de “atravessadores”. Os atravessadores são as pessoas que produzem e vendem direto para o consumidor final.
A profissão de queijeiro é muito antiga. Existem relatos de que os primeiros queijos foram fabricados por povos nômades do Médio Oriente, assim como também existem registros que indicam que já havia queijeiros no antigo Egito.
Assim, ser queijeiro é dominar uma arte antiga que ainda vem sendo aprimorada ao longo dos anos. O mercado dos queijos está em alta há alguns anos e o produto vem sendo, a cada dia, mais e mais procurado. Isso resulta em um aprimoramento de técnicas e novas experimentações com o produto.
Os pequenos produtores artesanais vêm lutando para se destacarem diante da concorrência industrial. A saída para os queijeiros de pequeno porte está em aprimorarem seus produtos e testarem novas receitas, além de buscarem capacitações.

Quem é o queijista?

A princípio a palavra pode parecer diferente, mas ela é fruto da mesma lógica de palavras como “lojista” ou “dentista”. A palavra é a junção de ‘queijo + o sufixo ‘-ista’, o sufixo ‘-ista’ exprime uma noção de adepto, ocupação, ofício ou especialista.
Então, o que é um queijista? O queijista é a pessoa que te ajuda a escolher queijos, que estuda sobre o assunto, ou até mesmo quem é adepto a um consumo mais profissional de queijos. O termo foi cunhado pela Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais Brasileiros — Comerqueijo. Eles também publicaram um vídeo para explicar um pouco sobre o termo:

O objetivo com o termo é educar o consumidor e melhorar a divulgação de queijos artesanais. Os queijos artesanais são feitos não só com diferentes tipos de leite, mas também com histórias que os tornam únicos. Ser queijista é transmitir a paixão por queijos para o cliente e fazer com que ele sempre escolha o queijo mais adequado para qualquer ocasião.

Como ser queijista?

A formação do queijista não é simples. O queijista deve entender bem não só sobre queijos, mas também sobre como harmonizar o produto com vinhos e cervejas, além de compreender bem as vontades e objetivos de cada cliente.
Além disso, o queijista precisa saber criar laços. Estar sempre em contato com os fornecedores é fundamental, não apenas para não ter problemas com estoque, mas também para saber as histórias e inspirações de cada queijo. É preciso que o queijista assegure que todos que trabalhem com ele sejam bem tratados e remunerados.
Em setembro de 2022, o Brasil teve o seu primeiro curso de queijista. A ComerQueijo promoveu o primeiro Curso de Formação de Queijistas do país. O evento aconteceu na cidade de Belo Horizonte, no Parque de Exposições de Gameleira. A expectativa é que outras turmas sejam formadas em breve.

Dica da queijista

Leia a revista Profissão queijeira. Lá você vai encontrar várias informações bacanas sobre esse universo queijeiro. De fazendas e produtores queijeiros, atravessadores, até lojas e boutiques com queijistas referências no mercado.