Comprou aquela cervejinha gelada no final de semana e agora está em busca do queijo perfeito para combinar com ela? Confira as melhores opções de harmonização para cada tipo de cerveja.
Tipos de harmonização
- Por Equilíbrio de Forças: Quando os dois sabores se equilibram. Por exemplo, cervejas mais fortes com pratos intensos.
- Por Semelhança: Quando os sabores possuem elementos semelhantes.
- Por Oposição: Quando os dois sabores se equilibram pelas diferenças. Os dois sabores são valorizados em separado e juntos criam um “terceiro sabor”. Lembre-se que “os opostos se atraem”.
- Por Complemento: Acontece quando os sabores combinam e se complementam, criando algo novo.
- Por Regionalidade: Quando dois sabores são da mesma região e/ou seguem as mesmas tradições culinárias.
Quais as melhores combinações de queijos com cervejas?
- Cervejas Lager e queijos Frescos: Nessa harmonização você terá queijos suaves e sabor leve, com uma cerveja leve e aromática.
- Cervejas Saison e queijos Cremosos: Os queijos de cabra apresentam um paladar mais ácido e combinam bem com as cervejas com malte de trigo.
- Cervejas Saison e queijos Cremosos: As cervejas frutadas combinam bem com esses queijos que são leves e adocicados. Além disso, você também pode incluir uma geleia nesta combinação.
- Cervejas Porter e queijos Azuis: A doçura das cervejas Porter ajudam a equilibrar o salgado dos queijos azuis que possuem uma textura arenosa, e sabor intenso.
- Cervejas Amber Ale e queijos Macios: Mesmo tendo uma grande variação de sabores, de suave a mais pungente, mas textura principalmente amanteigada, esses queijos harmonizam bem com cervejas Amber Ale.
- Cervejas IPA e queijos Duros: A textura mais seca e granulosa, com aromas e sabores frutados e picantes, combinam bem com cervejas de alto teor alcoólico.