Comprou aquela cervejinha gelada no final de semana e agora está em busca do queijo perfeito para combinar com ela? Confira as melhores opções de harmonização para cada tipo de cerveja.

Há quem pense que queijos só combinam com vinhos, mas eles estão enganados. Dada a variedade de cervejas disponíveis hoje, a harmonização entre a bebida gelada e queijos está se tornando cada vez mais comum. 

Tipos de harmonização

Quando falamos sobre harmonização de sabores, é importante ter em mente que existem diferentes tipos de harmonizações. Os principais tipos de harmonização são: 
  • Por Equilíbrio de Forças: Quando os dois sabores se equilibram. Por exemplo, cervejas mais fortes com pratos intensos. 
  • Por Semelhança: Quando os sabores possuem elementos semelhantes. 
  • Por Oposição: Quando os dois sabores se equilibram pelas diferenças. Os dois sabores são valorizados em separado e juntos criam um “terceiro sabor”. Lembre-se que “os opostos se atraem”.
  • Por Complemento: Acontece quando os sabores combinam e se complementam, criando algo novo. 
  • Por Regionalidade: Quando dois sabores são da mesma região e/ou seguem as mesmas tradições culinárias. 

Quais as melhores combinações de queijos com cervejas?

Para facilitar o entendimento sobre as combinações entre queijos e cervejas, preparamos uma guia simples para você poder levar sempre consigo. Veja abaixo: 
Combinações entre cervejas e queijos
As melhores combinações para você degustar a sua cerveja com o queijo são as seguintes: 
  • Cervejas Lager e queijos Frescos: Nessa harmonização você terá queijos suaves e sabor leve, com uma cerveja leve e aromática. 
  • Cervejas Saison e queijos Cremosos: Os queijos de cabra apresentam um paladar mais ácido e combinam bem com as cervejas com malte de trigo. 
  • Cervejas Saison e queijos Cremosos: As cervejas frutadas combinam bem com esses queijos que são leves e adocicados. Além disso, você também pode incluir uma geleia nesta combinação. 
  • Cervejas Porter e queijos Azuis: A doçura das cervejas Porter ajudam a equilibrar o salgado dos queijos azuis que possuem uma textura arenosa, e sabor intenso. 
  • Cervejas Amber Ale e queijos Macios: Mesmo tendo uma grande variação de sabores, de suave a mais pungente, mas textura principalmente amanteigada, esses queijos harmonizam bem com cervejas Amber Ale. 
  • Cervejas IPA e queijos Duros: A textura mais seca e granulosa, com aromas e sabores frutados e picantes, combinam bem com cervejas de alto teor alcoólico. 
Agora você tem mais opções de harmonização na hora de pensar em montar a tábua de queijos para o seu evento. A cerveja é capaz de dar um ar moderno e agradar mais pessoas. Impressione saindo do vinho e mostrando que o queijo pode ir bem com mais bebidas. 
Além disso, não esqueça de ir além experimentar mais tipos de cervejas com diferentes queijos. Todas essas opções de harmonização são sugestões, o divertido é você mesmo explorar diferentes combinações.

Montando uma tábua de queijos

Caso você tenha dúvidas de como montar uma tábua de queijos, nós preparamos uma matéria completa com as melhores dicas para você não errar na hora de preparar a sua tábua de frios. Veja como montar sua tábua perfeita.