No início de abril, aconteceu o 2º Concurso de Melhor Queijista do Brasil durante o 3º Mundial de Queijos do Brasil, no Teatro B32 em São Paulo. Foi um evento incrível, organizado pela Associação SertãoBras.

O evento contou com uma feira dos produtores de queijo do Brasil inteiro, além do concurso de melhor queijo, melhor fondue e melhores produtos lácteos.

Eu me candidatei para concorrer como melhor queijista do Brasil, uma profissão que exerço há 4 anos, e recentemente tem ganhado mais visibilidade e relevância por aqui. Caso queira saber mais o que aconteceu nesse evento, entre no site do Mundial e veja todas as informações do que rolou.

 

3º mundial de queijos laís nova queijista

Jurados em uma mesa com diversos queijos para definir qual é o melhor.

A minha preparação começou após as incrições. Estudei muito sobre cultura queijeira brasileira, incluindo Identificações Geográficas e o ano, os queijos com denominação de origem europeus, técnicas de conservação e maturação de queijos, gestão de loja para prova teórica.

Se acaso quiserem saber mais sobre esses assuntos, posso fazer posts com meu material de estudo, só escrever pra mim. Não apenas, para as provas práticas, que foram 5, tive que treinar cortes, criar harmonização, desenvolver conceitos a partir dos temas para as provas de montagens da tábua e mesa.

Primeiro dia do concurso

No primeiro dia de prova, tive as duas provas teóricas com 20 questões cada, em português e em ingles. A terceira prova foi de degustação a cegas, onde eu tive que degustar dois queijos e dizer família tecnológica, terroir, produtor, nome do queijo e tempo de maturação.

Após as provas, fomos comprar insumos para o segundo dia de prova no mercado Pão de Açúcar, patrocinador do evento.

 

2ºconcurso de queijista laís nova queijista

Competidores do concurso de melhor queijista após compras no mercado.

Segundo dia do concurso

O segundo dia do concurso de queijista foi o momento das práticas. Na primeira prova, coloquei meus treinamentos de corte em prática, precisei fazer 4 cortes de 250g sem auxílio de uma balança. Após, foi a defesa de um queijo escolhido por mim como preferido, eu escolhi o queijo Benzinho da Belafazenda. Só que, além de explicar porque é o meu preferido, precisei saber a história do queijo, da produtora, raça da vaca e quantos litros essa raça faz por dia.

A terceira prova foi fazer uma harmonização perfeita com o queijo Azul de Minas da Cruzília que a organização disponibilizou. Pretendo fazer um post em breve sobre a minha harmonização.

 

harmonização laís novoa queijista 2ºconcurso de queijista

Experimento de harmonização com queijo Azul de Minas da Cruzília

Para a quarta prova, eu recebi um tema que era “Tábua de queijos do futuro”. Precisava montar uma tábua que suportasse o delivery até o cliente, tinha que servir 4 pessoas e usar 4 queijos.

Aqui, pensei mais no produtor do que no queijo em si. Assim, dei foco para os queijeiros e projetos que ativamente buscam maneiras sustentáveis de fazer seu queijo e manter toda cadeia produtiva.

 

2ºconcurso de queijista laís nova queijista

Minha montagem para a tábua delivery

Enfim, para a última, o tema era “Casamento Fantástico” e montar uma mesa de queijos que representasse isso. O espaço que eu podia usar era 1 metro por 1 metro e altura livre e 10 queijos. A princípio, pensei em brincar com ilusão de ótica, remetendo a pop-art. Mas, foi tudo tão corrido que resolvi fazer o que eu já faço diariamente: montar tábuas de queijo.

Antes de mais nada, meu conceito por trás da obra foi as fases do casamento, onde não fui pela convencional “ordem de degustação”. Pensei em cada andar ser a fase que é vivida dentro desse relacionamento, o início que é tudo intenso, uma vida nova, família nova. Em seguida, a fase onde surgem os primeiros desafios e nos adaptar e conhecer mais do parceiro. Assim, chega a parte onde precisamos ceder, nos adaptar ao costumes do outro e por fim, a maturação. Parte onde o casamento já está bem consolidado e maduro. 

 

2ºconcurso de queijista laís nova queijista

Eu e a mesa final que fiz para o mundial

Resumindo o final de semana, foi isso. Não fiquei no top 3, mas não estou triste. Vi o esforço dos meus concorrentes e reconheço como mandaram bem! Me sinto vencedora por ter conhecido ídolos meus e pessoas sensacionais que já estou sonhando em trabalhar junto um dia. Consegui contatos que nunca pensei que conseguiria, sem contar a experiência única, e sei que fiz um bom trabalho dando o melhor de mim, por isso fico em paz em relação ao resultado.

Onde comprar queijos artesanais em São Paulo?

Se você, assim como eu, é apaixonada por queijos e produtos artesanais, você não pode deixar de conferir a minha lista de onde comprar queijos artesanais em São Paulo.

Veja aqui os lugares onde você pode encontrar uma variedade muito boa de produtos e com os melhores preços. Qualquer dúvida, sinta-se a vontade para me mandar uma mensagem, será um prazer ajudar.