O pão de queijo é hoje um dos pratos brasileiros mais populares que temos. Com sua massa macia e sabor único, o pão de queijo é uma escolha popular para um lanche rápido ou como acompanhamento em refeições. Mas você já parou para pensar na origem desse delicioso quitute?
A sua origem é cercada de um certo mistério. Tudo que sabemos hoje são algumas histórias sobre a sua criação, mas não é possível determinar uma única história para a sua criação. O que sabemos ao certo é que o pão de queijo nasceu nas fazendas mineiras.
Os primeiros relatos sobre o pão de queijo começam no século XVII. As cozinheiras das fazendas de Minas Gerais utilizavam o polvilho, farinha de mandioca, no lugar da farinha de trigo, que era cara e escassa, e adicionavam pedaços de queijo à receita.
Por conta da grande oferta de ovos e leite, esses ingredientes começaram a ser usados na receita. E assim, nasceu o pão de queijo. As cozinheiras formavam pequenas bolinhas com a massa e as assava. Na época, era costume comer um pão de queijo após logo após as refeições.
Outros relatos indicam que no período da escravidão, as pessoas escravizadas misturavam ovos e leite, abundantes na região, com a farinha da mandioca, que era considera o pão dos índios nativos, e colocavam o queijo para dar sabor à massa.
O pão de queijo é saudável?
Pão de queijo é um alimento que marca presença na mesa de muitos brasileiros. É rico em proteínas, cálcio, carboidratos complexos e calorias, mas também contém gordura, o que pode representar um problema para quem está tentando controlar o peso ou problemas de saúde. É importante consultar um nutricionista sobre o hábito de comê-lo na dieta diária.