Todo o amante de queijo já se fez a seguinte pergunta: posso comer queijo mofado? A resposta depende de vários fatores, incluindo o tipo de mofo, o tipo de queijo e, o mais importante, o quanto você confia na procedência do queijo. O queijo com mofo pode ou não estar contaminado com algo que prejudicial ao organismo, mas nem sempre.

Bactérias, mofos, levedura… um leite pode conter cerca de 40 espécies microbianas. Uma parte é eliminada no processo de fabricação. Ao longo da cura podem restar cerca de 15 espécies. Um queijo pode ter 1 bilhão de microrganismos por grama.

“Tudo que cresce em um queijo saudável não vai fazer mal. Mofos, fungos e bactérias ajudam a dar sabor ao queijo, a quebrar as proteínas e até a proteger o queijo”. Delphine Gehant

 

Queijo com mofos azuis

Queijo com mofos azuis

Os tipos de mofo e sua importância

Nem todo mofo é prejudicial. Alguns queijos são intencionalmente produzidos com mofo e bactérias, o que contribui para o sabor e a textura únicos. Queijos mofados como Roquefort, Gorgonzola e Brie usam fungos específicos, como o Penicillium roqueforti e Penicillium candidum (sim, o mesmo da penicilina), seguros para consumo e adicionam características desejáveis ao queijo.

Queijo com mofos azuis

queijo com veios de mofo azul

Por outro lado, nem todo mofo encontrado em queijos é benéfico. Existem mofos podem aparecer espontaneamente em queijos armazenados inadequadamente podem ser prejudiciais. Esses fungos podem produzir micotoxinas, substâncias tóxicas que podem causar problemas de saúde se ingeridas.

Reconhecendo mofos seguros e perigosos

Mofos seguros geralmente são adicionados durante a fabricação do queijo ou durante a maturação em cavernas e são visíveis como veias azuis, crostas brancas ou até uma coloração mais acinzentada. Esses queijos mofados de forma segura vão apresentar um sabor distinto e são comercializados especificamente por suas características moldadas.

queijo com a casca com mofo cinza selvagem

queijo com a casca com mofo cinza selvagem

Mofos perigosos, por outro lado, podem aparecer manchas florescentes, pretas ou marrons em queijos que não deveriam ter esse mofo. Esses sinais indicam que o queijo mofado foi contaminado por fungos indesejáveis e deve ser ficar mais atento ao consumo.

Por isso, gosto de recomendar prestar atenção a outras características como textura da casca, aroma e sabor do queijo, se estiver muito diferentes do que o de costume, pode-se descartar.

Caso aconteça do queijo se contaminar, avalie todos os aspectos do queijo. Se apareceu apenas esse mofinho sem nenhuma outra diferença, está tranquilo, você pode dar uma raspadinha, retirar a parte contaminada e comer.

Benefícios de consumir queijos com mofo

Queijos, que são feitos a partir do leite cru, vêm com uma quantidade muito grande de bactérias, que ajudam na construção de sabor e personalidade do queijo. Essas bactérias conseguem ajudar bastante na digestibilidade por conter probióticos e ajudam na flora intestinal, ou seja, nos fazem muito bem. Além disso, o queijo mofado propositalmente e de forma segura são ricos em nutrientes como cálcio e proteínas, importantes para a saúde óssea e muscular.

Riscos de consumir queijos com mofo perigoso

Comer queijo com mofo perigoso pode resultar em intoxicação alimentar. Os sintomas incluem náusea, vômito e diarreia. Em casos mais graves, a ingestão das micotoxinas pode causar problemas hepáticos e renais. Por isso, é crucial saber identificar quando um queijo está estragado.

Cuidados ao consumir queijos com mofo

  • Armazenamento Adequado: Mantenha os queijos em ambientes refrigerados e bem ventilados, sempre bem protegidos, embrulhados com um papel alimentício ou um pote.
  • Observação: Verifique regularmente os queijos armazenados para sinais de mofo indesejado. Lembre-se de que nem sempre queijo mofado é algo bom.
  • Informação: Conheça a procedência dos queijos que você consome e prefira produtos de produtores confiáveis.

7ª edição do Prêmio Queijo Brasil

No mês de julho, Blumenau será o palco da aguardada 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil. O evento vai acontecer no entre os dias 11 e 14 do mês e é imperdível para apreciadores e profissionais do mundo dos queijos. Esta é uma oportunidade única para troca de conhecimentos, experiências e criação de novas conexões no setor.

Saiba mais sobre a 7ª edição do Prêmio Queijo Brasil