Em 2003, arqueólogos na China fizeram uma descoberta impressionante: o que pode ser o queijo mais antigo do mundo foi encontrado junto ao corpo de uma jovem que morreu há mais de 3 mil anos. Ao redor de seu pescoço, estavam fragmentos de uma substância que, com o avanço da ciência, foi identificada como queijo. Qiaomei Fu, paleogeneticista do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências, confirmou que essa amostra é a evidência mais antiga e confiável da produção de queijo.

múmia encontrada com queijo mais antigo do mundo

Foto: Wenying Li/Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Xinjiang via The New York Times

Embora o queijo encontrado na múmia seja a evidência mais confiável até hoje, há registros que indicam que a história do queijo é muito mais antiga. Resíduos de gordura encontrados em cerâmicas do Mediterrâneo sugerem a produção de queijo há mais de 7 mil anos. Além disso, textos mesopotâmicos de 4 mil anos atrás também fazem menção ao queijo como parte da dieta da época.

Descoberta do queijo mais antigo do mundo

Essas amostras foram coletadas também de outras múmias da mesma região de Xinjiang, noroeste da China, sempre ao redor de pescoços. Os estudos se basearam no isolamento do DNA e comparação com as espécies modernas de fabricação de queijo, os resultados foram traços de DNA de cabra e vaca encontrados e também de microorganismos que fermentavam o leite transformando queijo. As múmias foram descobertas há mais de 20 anos, porém só com a tecnologia atual que foi possível fazer esses estudos mais aprofundados. Com essa pesquisa, foi possível saber como essa cultura microbiológica evoluiu ao longo do tempo, leia o artigo completo.

queijo mais antigo do mundo

Grãos de Kefir Foto: Getty Images

Essa cultura se chama kefir, e é um produto que usamos até hoje para fermentar e transformar o leite. E isso só demonstra como é antigo o costume da fermentação, sendo espalhado por meio de migrações e trocas culturais. Comparando as análises dessa época com as atuais, é possível perceber três caminhos evolutivos:

  1. adaptação das condições ambientais;
  2. fortalecimento dos mecanismos de defesa das bactérias;
  3. interação com o intestino humano, auxiliando na flora intestinal.

Isso revela como que os microorganismos evoluíram para uma regulação genética e avanço da fermentação, ligando também a fabricação de queijo ao longo do tempo.

O kefir

O kefir é um leite fermentado produzido a partir da fermentação do leite por grãos de kefir. Ele vai ter um sabor ácido e um pouco alcoólico por conta de leveduras, bactérias ácido láticas e ácido acéticas. Por ser um ser vivo, para sempre ter kefir em casa, é preciso ter alguns cuidados. O ideal é guardar num recipiente com leite ou água com açúcar depois de cada fermentação com a atenção de sempre estar tampado e num lugar de vidro, onde não é mais difícil a contaminação.

A fermentação vai fazer seu kefir crescer com o tempo e vai deixando o líquido espesso, quando ficar bem gosmento, pode lavar os grãos em água. É seguro guardar seu kefir no congelador, caso não queira ficar alimentando com tanta frequência, ou doar para amigos. Se os grãos estiverem verdes, amarelados ou marrom, pode descartar, já não estão bons para consumo.

Como ainda é uma bebida, pode ser ingerido tranquilamente, oferecendo muitos benefícios. Há pesquisas dizendo que o kefir ajuda como o fortalecimento da imunidade, regula a saúde intestinal, inibe o crescimento de células cancerígenas, reduz alergias e até ajuda na intolerância a lactose. Ou seja, é tudo de bom!

bebida kefir

Foto: Getty Images

É muito comum também fazer iogurte com kefir. Caso queira experimentar essa alternativa, eu fiz um post de como fazer o produto lácteo mais fácil de ser feito em casa, venha conferir.

Por fim

Essa pesquisa inteira, nos dá hipóteses de como os povos viviam, interagiam e a cultura de consumo que possuíam. Há estudos que acharam a origem dessa bactéria na Cordilheira do Cáucaso, uma das divisas entre Europa e Ásia. Ter encontrado esses grãos no interior dos caixões, indica como era um produto muito valorizado. O amor pelo queijo é milenar!

Essa descoberta não só revela o quanto o queijo é um alimento ancestral, mas também reforça a importância da fermentação em várias culturas. Produtos como o kefir continuam presentes em nossas vidas, oferecendo benefícios à saúde e uma conexão direta com práticas milenares.

Quer alguma recomendação de queijo?

Fiz uma lista com 10 queijos brasileiros e artesanais para você experimentar ainda esse ano! Tem queijo para cada tipo de gosto e situação que pode imaginar, além de algumas sugestões de harmonização e um breve resumo. E no final ainda tem uma sugestão extra. Caso tenha dificuldade de achar uma queijaria perto de você, tenho a solução também, é só acessar a nossa página para encontrar uma queijaria perto de você!