Diante de tantas variedades de queijos, é comum nos perguntarmos qual o queijo mais saudável para o nosso dia a dia. As diferenças entre cada queijo podem ser muito grandes, seja no modo de preparo ou nos ingredientes presentes no queijo. A grande questão é só uma: Qual o queijo mais saudável que não irá arruinar a dieta?
Sendo um ótimo acompanhamento para um bom vinho ou uma cervejinha gelada, o queijo pode ser o herói ou vilão da dieta. Saiba como escolher o queijo certo para você.

Queijo branco ou amarelo?

Antigamente retratados como grandes vilões, os queijos amarelos eram considerados queijos mais “gordurosos” e acabavam ficando de fora do carrinho de compras de muita gente. No entanto, os queijos ficam com a coloração mais alaranjada por conta de um corante natural, o urucum.
Além disso, os queijos amarelos possuem uma porcentagem maior de sólidos por quilo de queijo, enquanto o queijo branco possui maior umidade. Um quilo de queijo amarelo, em geral, é feito com 9 litros de leite, contra apenas 6 litros de leite necessários para se fazer um queijo minas frescal.
O queijo amarelo, então, possui mais nutrientes que um queijo branco, devido a maior concentração de leite. Assim, é preciso saber balancear o valor energético de cada tipo de queijo antes de adicionar na sua dieta. Importante lembrar que nenhum alimento por si só engorda, o que engorda é o superavit calórico.

Posso comer queijo todos os dias?

O consumo de qualquer alimento de forma recorrente deve ser recomendado apenas por profissionais qualificados de saúde. Você pode pedir para que o seu nutricionista insira o queijo na sua dieta diária e conversar como fazer isso da melhor forma.
Segundo estudos, os queijos podem auxiliar na saúde cardiovascular de pessoas saudáveis. Lembrando que os estudos aconteceram com pessoas saudáveis, pessoas com problemas na saúde vascular devem buscar queijos e outros produtos lácteos magros.
Caso você seja saudável, e seu profissional de confiança autorize, você pode explorar toda a rica variedade de queijos e harmonizar com as bebidas que achar melhor. Os queijos podem ser um excelente “lanchinho” entre as refeições, graças ao seu perfil nutricional com cálcio, proteínas e vitaminas.
Veja a quantidade de calorias presentes em alguns tipos de queijo:
Brie – 334 Kcal – 27,7 g de gorduras
Cheddar – 403 Kcal – 33,1 g de gorduras
Cottage – 94 Kcal – 4 g de gorduras
Cream cheese – 250 Kcal – 23,33 g de gorduras
Coalho – 350 Kcal – 28,31 g de gorduras
Feta – 264 Kcal – 21,3 g de gorduras
Minas – 243 Kcal – 19 g de gorduras
Muçarela – 281 Kcal – 21,6 g de gorduras
Muçarela búfala – 224 Kcal -17 g de gorduras
Parmesão – 392 Kcal – 25,8 g de gorduras
Prato – 357 Kcal – 27,8 g de gorduras
Ricota – 140 Kcal – 8,1 g de gorduras
Roquefort – 369 Kcal – 30,6 g de gorduras
(PHILIPPI, S T. Tabela de Composição de Alimentos. 2018)

Quais os benefícios dos queijos?

Os queijos podem prevenir as cáries! Além de serem deliciosos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o queijo possui um papel protetor na prevenção da cárie.
As cáries acontecem quando as bactérias da placa dentária, ao se alimentarem dos sucos contidos nos alimentos, produzem ácidos que, com o tempo, perfuram o dente. Como o queijo possui proteínas como a caseína, ele ajuda a reforçar a ação protetora da saliva que ajuda a neutralizar a ação dos ácidos e a remineralizar os dentes. O alto teor de cálcio e fósforo dos queijos auxilia a proteger os dentes.
Saiba mais nesse post que fiz com o compilado de todos os benefícios:

Dica da queijista

Se você tem problemas com lactose, pega essa visão: A lactose é um açúcar que durante a maturação dos queijos é quebrado e consumido pelos micro-organismos que estão no queijo (principalmente em queijos feitos a partir do leite cru!). Então, além de queijos provenientes de outros animais, como cabra, ovelha e búfala, os queijos de vaca bem curados também são uma opção.
Mas se seu problema é alergia à caseína, eu sinto muito por você, a sua opção são os alimentos que a origem vem de bebidas vegetais, como tofu.