O queijo prato é um dos queijos mais difundidos em todo o país. Com certeza você já experimentou um misto quente com ele derretendo ao lado do presunto dentro do pão. O queijo prato é um queijo simples com sabor de infância e lanches da tarde.
Qual a origem do queijo prato?
Por mais que hoje seja um dos queridos dos brasileiros, seus “pais” são de fora do país. O queijo prato teve origem nos queijos Gouda (holandês) e Danbo (dinamarquês).
Os imigrantes dinamarqueses estabelecidos originalmente em Valença, no Rio de Janeiro, e posteriormente em Cruzília, no Sul de Minas Gerais, tentaram produzir o queijo Danbo. Como o queijo possuía um formato cilíndrico baixo, muito parecido com um prato, os fiscais do Ministério da Agricultura, que nunca haviam ouvido falar sobre o queijo Dando, batizaram o queijo cilíndrico de “queijo prato”.
Não teve outra, o nome pegou e se espalhou pelo país. O queijo prato teve o formato cilíndrico até os anos de 1960, quando as fábricas começaram a utilizar o formato de paralelepípedo para facilitar o fatiamento.
Queijo Prato ou Muçarela?
Apesar de ambos serem bem populares no país, o queijo prato e o queijo muçarela são diferentes. O Queijo Muçarela pertence à família dos queijos de massa filada e se derrete mais fácil quando exposto ao calor, além disso, ele possui um sabor levemente mais acidificado, sendo feito com um leite de pH mais baixo, resultando num tom de amarelo mais claro.
Por outro lado, o Queijo Prato faz parte dos queijos tipo Gouda e possui uma coloração mais escura por conta da adição de urucum, um corante natural. O queijo prato também possui um sabor mais suave e uma consistência macia.
Dica da queijista
Receita do melhor queijo quente
Ingredientes
-
Duas fatias do seu pão de preferência;
-
Manteiga ou margarina;
-
Duas fatias de queijo azul da sua preferência;
-
Duas fatias de queijo prato (dê preferência para os produtores artesanais, recomendo a Fazenda Atalaia).
Modo de preparo
-
Passe manteiga ou margarina em uma das faces do seu pão
-
Coloque a face com manteiga do pão em contato com uma frigideira ou chapa quente, numa temperatura média-baixa
-
Disponha sobre o pão as fatias dos queijos e por final colocar a outra fatia de pão com a face amanteigada para cima
-
Quando o pão de baixo começar a ficar dourado, vire para poder dourar a outra fatia
-
Se tiver uma misteira, pode deixar o pão lá até os queijos derreterem e o pão ficar dourado e crocante
-
Sirva no seu melhor prato e aprecie essa combinação de queijos
Dica
Uma geleia com esse misto também fica incrível!