A resposta curta? Existem mais de 100 tipos de queijos brasileiros que são feitos e reconhecidos. A grande maioria usa como referência os queijos de fora, mas também temos algumas variedades que adaptamos para o nosso paladar como a muçarela e o queijo prato.

A resposta completa? Possuímos uma tradição que atravessa gerações, os tipos de queijo brasileiros variam de norte a sul, oferecendo sabores únicos e texturas variadas. Aqui, te convido a explorar alguns dos queijos artesanais tipicamente brasileiros, incluindo o Queijo Manteiga, o Requeijão de Corte e o Queijo do Marajó, que fazem parte dessa diversidade deliciosa.

Queijo Canastra

Tipos de queijo brasileiro

Queijo Canastra

Um dos tipos de queijo brasileiro mais conhecidos, é o Queijo Canastra é originário da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Produzido de forma artesanal com leite cru de vaca, é um queijo curado que pode variar do fresco ao mais maturado, oferecendo diferentes níveis de intensidade de sabor.

É um clássico e sua produção segue métodos tradicionais, e acabou se tornando um patrimônio cultural e gastronômico do Brasil. Uma dica para reconhecer o autêntico queijo Canastra, tenta encontrar esse selo da imagem acima, essa é uma garantia que é o original. Temos até um post falando especialmente sobre esse tipo de queijo bem aqui. Ele é deal para ser degustado com vinhos tintos mais encorpados, como o Merlot ou o Cabernet Sauvignon.

Queijo Manteiga

Tipo de queijo brasileiro

Queijo Manteiga

O Queijo Manteiga é um verdadeiro símbolo do Nordeste e Norte brasileiro. Feito com leite de vaca e adição de manteiga, esse queijo tem uma textura macia e cor amarela característica. O sabor suave e amanteigado faz dele uma escolha versátil, podendo ser consumido puro ou derretido em pratos típicos da culinária nordestina, como a tapioca ou a famosa sobremesa Cartola.

Pela alta quantidade de gordura, gosto sempre de recomendar o consumo imediato para não dar tempo da manteiga não ficar com gosto rançoso. Ele harmoniza muito bem com vinhos brancos leves, como um Sauvignon Blanc, que complementa sua suavidade e a acidez consegue competir com a gordura.

Requeijão de Corte

Requeijão de corte

Requeijão de corte

Diferente do popular requeijão cremoso, o Requeijão de Corte é um queijo firme, comum no Nordeste do Brasil. Feito com leite de vaca, tem massa fundida, uma textura compacta e um sabor suave, levemente salgado, fácil de ser encontrado também com a versão com as raspas do tacho. Esse queijo é umas das receitas sem nenhuma referência internacional, bem brasileiro e muito tradicional, um dos únicos tipos que tem raiz aqui mesmo.

Muito consumido no café da manhã com pães, esse queijo também é usado em várias receitas típicas, como recheios de tapioca e pratos de forno. A melhor harmonização com queijo é um bom café (de preferência artesanal). Recomendo uma ótima opção (e outros 9 tipos) nesse post.

Queijo do Marajó

Queijo do Marajó

Mais um destaque dos tipos de queijo brasileiros, trago o Queijo do Marajó, uma iguaria originária da Ilha de Marajó, no Pará. Uma curiosidade, em 2021 a ilha recebeu o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG), aquela insígnia que diz que só pode ser chamado de queijo do Marajó os queijos feitos nessa região. Feito exclusivamente com leite de búfala, esse queijo apresenta uma textura cremosa e sabor suave, com um leve toque de acidez.

Sua produção e precisa seguir técnicas tradicionais da região, o que o torna um verdadeiro representante da cultura amazônica. O Queijo do Marajó é delicioso consumido puro, mas também harmoniza perfeitamente com vinhos brancos mais encorpados, como o Chardonnay, que realça sua cremosidade e sabor delicado.

Outros tipos de queijo no Brasil

Além dos queijos já mencionados, o Brasil é conhecido pela produção de uma ampla gama de queijos artesanais. Entre eles, o Queijo de Coalho do Nordeste, com sua textura densa e capacidade de ser assado sem derreter (aquele de churrasco), o Queijo Serrano, produzido na região Sul, que traz um sabor marcante e textura quebradiça e o Frescal, produzido em Minas Gerais que tem o sabor super suave e aquela textura mais molhadinha.

Cada região tem suas tradições e técnicas, resultando em uma diversidade única de queijos que merecem ser explorados em todos os cantos do país.

Valorizar os queijos artesanais é apoiar a cultura

Conhecer os diferentes tipos de queijo brasileiros é uma forma de valorizar a riqueza cultural e gastronômica do país. Os queijos artesanais são feitos por pequenos produtores, muitas vezes em propriedades familiares, e seguem métodos tradicionais que contribuem para a preservação das práticas e saberes locais.

Ao consumir queijos como o Canastra, o Queijo Manteiga, Queijo do Marajó e o Requeijão de Corte, você está não só experimentando sabores incríveis, mas também apoiando o desenvolvimento sustentável e a economia local.

Que tal explorar novos tipos de queijo brasileiros na sua próxima compra? Se quiser achar as queijarias mais próximas de você para comprar esses queijos está mais fácil, te dou o link que te ajuda nessa busca.