Gerenciar uma loja de queijos é uma experiência gratificante e desafiadora, que exige uma combinação de conhecimento, paixão e atenção aos detalhes. Imagino que quando vão a queijarias especializadas vocês fiquem deslumbrados com o ambiente.
O que vocês não devem saber é de todo trabalho que acontece para terem aquele momento “uau” quando entram em uma queijaria. Por isso gostaria de dividir um pouco mais sobre como é meu dia a dia sendo uma queijista.
Abertura da Loja
O meu trabalho começa antes mesmo da abertura da loja. Primeiro eu limpo e organizo o espaço de atendimento e a vitrine, que precisa estar impecável. Logo cedo também é a principal hora do recebimento das entregas, cada peça é cuidadosamente inspecionada e é necessário checar a qualidade dos queijos assim como datas de validade e lotes.
A posição dos queijos e itens conta muito no momento de apresentar o que tem disponível no dia, por isso a exposição sempre segue uma lógica. Fica mais fácil a apresentação quando os queijos de leites diferentes dos de vaca, como búfala, ovelha e cabra, estão próximos. Em seguida, os queijos que a massa é mais cremosa ou macia e, por último, os queijos duros e de longa maturação, tentando sempre que possível, manter os queijos de mesmo produtor juntos.
Atendimento ao Cliente
Uma vez que a loja está pronta, começa a parte mais legal do trabalho: interagir com os clientes. Boa parte do trabalho é esperar por vocês, e quando finalmente chegam é recompensador ver vocês saindo com os itens que estavam precisando.
Esse trabalho se resume em uma consultoria personalizada, pois a grande maioria de vocês chega sem saber ao certo o que quer e é parte da minha função de queijista ajudar vocês a fazerem as melhores escolhas. Geralmente eu faço algumas perguntas para entender a necessidade e ofereço as degustações e as sugestões disponíveis no momento, explicando as características e o porquê aquele queijo é o ideal para você.
A parte mais desafiadora é a educar cada cliente sobre o queijo artesanal durante cada atendimento. Ensinar e passar a história de cada queijo e produtor é uma tarefa muito importante no trabalho de todo o queijista. Em outras palavras, o produtor confia no queijista para transmitir a concepção do seu queijo e lutamos por ele, fazendo valer a pena todo o esforço que teve para a fabricação do queijo.
Gerência da loja
Para a apresentação dos produtos acontecer é preciso também manter uma gestão rígida de estoque e saber quais categorias e famílias de queijo não podem faltar para a semana. É muito importante esse controle de entrada e saída de mercadoria. Por isso, temos feito planilhas e relatórios com as informações de cada item, além do controle de rastreabilidade e preenchimento das tabelas de fiscalização de temperaturas das geladeiras.
Além disso, também é feita uma pesquisa e seleção dos queijos e produtos que serão vendidos. Acredito ser importante estar em busca de novos queijos, mantendo sempre a clientela curiosa com novidades. Para isso, podemos ter como base o que mais tipo de queijo que foi mais vendido, o clima, datas comemorativas, feriados, etc. Após essa análise, fazemos o contato com o produtor para saber mais de sua história e o que eles têm disponível.
Encerrando o Dia
O dia se encerra com a preparação para o próximo. Isso significa que é feito uma limpeza final, guardando e lavando todos os utensílios usados durante o dia e preparando uma lista de tarefas e objetivos para o dia seguinte. Após uma análise das vendas do dia, penso em estratégias para sempre alcançar públicos novos e fazer com que a loja cresça e funcione de forma eficiente.
Parece muita coisa (e é mesmo), porém, depois de alguns anos e com a rotina consolidada, todo dia fica um pouco mais fácil, porém todo dia ainda é um desafio diferente.
A oportunidade de compartilhar essa paixão por queijo com outras pessoas e a garantia que cada cliente que saiu satisfeito é uma experiência única. Se você ama queijo tanto quanto eu, te convido a me visitar na Tábua das Rosas para um café que vou adorar te receber.
Quer saber mais sobre queijos?
Neste Dia dos Namorados, surpreenda seu amor com uma experiência única e inesquecível! Durante todo o mês de junho, estou oferecendo vagas para uma exclusiva degustação guiada de queijos artesanais.
Se vocês são um casal apaixonado por queijos, esta é a oportunidade perfeita para se deliciar e aprender juntos. Durante a degustação, vamos explorar:
- A história fascinante dos queijos artesanais
- Diferentes tipos de queijos
- Harmonização de queijos com vinhos e cervejas
- Técnicas de cortes e formas de servir
- Os queijos ideais para cada ocasião
- Onde encontrar os melhores queijos em São Paulo
- Ornamentação de tábuas
- E muito mais!
Com duração média de 1h15, a degustação pode ser realizada no conforto da sua casa. Todos os queijos, cervejas e vinhos estão incluídos no valor da inscrição e serão seus para continuar aproveitando após a degustação.
Que tal presentear seu amor com uma noite especial e deliciosa? Entre em contato para saber mais detalhes pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 61999037469.
Não perca esta chance de transformar sua noite dos namorados em uma experiência gourmet inesquecível!