Um dos meus tipos de queijo favoritos é o queijo que apresenta casca florida e mofo branco, popularmente conhecido como o queijo tipo Brie. O queijo Brie é um dos queijos mais apreciados e consumidos em todo o mundo.
Reconhecido por ser um queijo macio e cremoso, ele é um queijo bastante versátil e pode ser utilizado em diversas receitas.
A origem exata do queijo Brie é incerta. Acredita-se que o queijo francês tenha a sua origem na idade média, tendo sido criado por monges da região de Meaux e Melun, que fica a cerca de 50km de Paris.
Durante a idade média, o queijo era oferecido como tributo aos senhores feudais, sendo considerado um símbolo de riqueza e poder. “Uma coisa deliciosa”, disse Carlos Magno ao provar o queijo Brie pela primeira vez em 774, quando visitou o monastério de Reuil-en-Brie.
Uma gravura com um vendedor vendendo queijo para um cliente

Loja de queijos em 1445. Image from the Tacuinum sanitatis, courtesy of the Bibliotheque Nationale de France. (Reprodução: muscofood)

No decorrer dos séculos, a produção do brie se espalhou por regiões da Franca, o que resultou em diferentes tipos de queijo Brie. O queijo Brie tradicional é feito com leite cru e maturado por 40 a 60 dias.
O processo de produção do queijo Brie é feita a partir da fermentação láctica em duas fases: a primeira em cubas por 20 horas, e a segunda em barris por 18h, isso antes do corte e moldagem da massa coagulada.
A sala precisa estar numa temperatura de 33 °C por 4 horas, durante a moldagem, para a eliminação do soro. Depois a sala fica a 24 °C por 6 horas, logo em seguida 19 °C.
Só no dia seguinte que ele é desmoldado e segue para a salga e ficam mais uns dois dias nessa sala. A maturação mesmo só começa em um ambiente de 12 °C, onde ficam por uma semana.
O último ambiente tem a temperatura de 7 °C e ficam até atingir o ponto de maturação, algo em torno de um ou dois meses. Quanto mais tempo maturar, mais avermelhada a casca.
Em sua preparação é utilizado o mofo Penicillium candidum (camemberti), que é o mofo branco que gera sua casca branca aveludada que é uma das principais características desse tipo de queijo. A casca ajuda o queijo a manter a sua forma e umidade.
Algumas pessoas fazem o queijo Brie em casa. Existem algumas receitas que você pode seguir para tentar fazer o queijo em casa.
https://www.youtube.com/watch?v=fUeB2Cd_GFg&ab_channel=GiveCheeseaChance
O queijo Brie é protegido pela Denominação de Origem Protegida (DOP), o que significa que a produção do queijo deve seguir padrões rigorosos e utilizar leite fresco e de qualidade, sem aditivos ou conservantes.
Assim, ele deve ser produzido de forma artesanal. Os queijos Brie que geralmente encontramos em mercados são queijos “tipo” Brie.

Harmonizações com o queijo Brie

O queijo Brie é um queijo bastante versátil que pode ser harmonizado com diversas bebidas, outros queijos e alimentos. Por ser versátil, o queijo Brie costuma estar presente em tábuas de frios por ser fácil de harmonizar com diferentes opções de geleias, torradas e queijos.
Você pode comer o queijo puro, em fatias ou pedaços, assado, em sanduíches, em saladas ou em pratos quentes, como pizzas e massas.
Um bom vinho tinto, como Pinot Noir ou Merlot, é uma boa opção de harmonização com o queijo. Caso seja um evento mais formal, o queijo também combina muito bem com um champanhe ou espumante.
Outra opção de harmonização são com cervejas de trigo ou cervejas claras com sabor leve. As cervejas do tipo Saison combinam muito bem com queijos cremosos.
Se você, assim como a gente aqui em casa, amar sanduíches, o queijo Brie é um queijo que você precisa provar em suas receitas. A textura macia e cremosa do queijo combina muito bem com um pão fresco ou torradas crocantes.
Agora, se você quer montar uma tábua com outros queijos, você pode combinar o queijo Brie com queijos Camembert, queijos de cabra ou queijos azuis. O queijo Camembert harmoniza por semelhança, enquanto o quejo de cabra e o queijo azul vão harmonizar por contraste.

No Brasil

Os produtores artesanais do Brasil possuem queijos com características encontradas no queijo Brie, com a casca branca aveludada por fora e o queijo cremoso por dentro.
Os que eu conheço e indica são:
Você consegue comprar os queijos direto no site dos produtores ou em lojas especializadas em queijo. Caso precise de alguma ajuda para escolher o melhor queijo, você também pode me mandar uma mensagem que eu ficarei feliz em te ajudar.

Dicas para conservar seu queijo Brie

O queijo Brie precisa ser armazenado de maneira adequada para preservar o seu sabor e a sua qualidade. Lembre sempre de:
  • Manter o seu queijo na geladeira, em uma temperatura entre 2°C e 4°C;
  • Proteger seu queijo contra a umidade;
  • Deixar o seu queijo respirar;
  • Armazenar isoladamente, o queijo pode absorver o odor de outros alimentos;
  • Deixar o queijo em temperatura ambiente antes de servir.

Onde encontrar queijos artesanais em São Paulo?

Se você, assim como eu, é apaixonado por queijos artesanais, eu separei uma lista de lugares onde você pode encontrar queijos artesanais na capital paulista.