A partir desta quinta-feira, 11 de abril, acontecerá em São Paulo a terceira edição do Mundial de Queijo do Brasil. O evento irá acontecer até o dia 14 de abril, no teatro B32, na avenida Faria Lima.

O Mundial de Queijo no Brasil é promovido pela SerTãoBras, associação brasileira de produtores de queijos artesanais, e realizado em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma das maiores associações de queijeiros do mundo.

Durante o evento vão acontecer as competições nacionais de Melhor queijeiro do Brasil, Melhor queijista do Brasil e Melhor Fondue do Brasil, além da competição internacional do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos.

Competição de Melhor Queijista do Brasil

A competição de melhor queijista do Brasil, chancelada pelo Concours de Meileur Fromager du Monde do Mondial du Fromage de Tours na França, tem como prêmio a passagem do vencedor para a França, com vaga garantida na etapa internacional.

Para você que ainda não sabe, o queijista é a pessoa que te ajuda a escolher queijos, que estuda sobre o assunto, ou até mesmo quem é adepto a um consumo mais profissional de queijos. Eu já contei tudo sobre o que é ser queijista no post “queijista ou queijeira?”

Neste ano, eu, Laís Novoa, a queijista, estou entre as competidoras. Para você que chegou agora, saiba que eu já passei por queijarias conhecidas pelos amantes do queijo e hoje atuo como queijista na Tábua das Rosas em São Paulo (inclusive, te espero lá!). Vou estar presente montando tábuas de queijos no café perto do auditório do Teatro durante todo o evento!

Na Tábua das Rosas trabalho com montagem de tábuas, seleção de queijos e atendimento, além de ensinar os clientes sobre o universo dos queijos e outros produtos artesanais.

Imagem da queijista Laís Novoa

“Participar desse concurso é a realização de um sonho, trabalhei muito duro e estou feliz por ter a chance de mostrar meu potencial”

Os outros participantes da competição são os queijistas:

  • Ana Carolina, de Brasília–DF
  • Carolina Nalin, de Campinas–SP
  • Cristiane Caroline Abade, de Londrina–PR
  • José Fernando Bertolazi, de São Paulo–SP
  • Juliana Cavalcante de Souza, de Socorro–SP

O evento será aberto ao público e os ingressos podem ser reservados pelo site do Mundial.

Durante todo o Mundial estará acontecendo também uma feira com queijos, bebidas e outros alimentos artesanais em frente ao teatro, na Praça da Baleia, com acesso gratuito. A feira irá contar com mais de 100 produtores de todo o Brasil que vão vender os produtos direto da fazenda.